Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

TóTó é o nome carinhoso que ele me dá. Ar calmo e sereno versus um turbilhão interior. Serei eu assim, Para Sempre.

TóTó é o nome carinhoso que ele me dá. Ar calmo e sereno versus um turbilhão interior. Serei eu assim, Para Sempre.

A carreira profissional é uma vida solitária?

Esta tarde encontrei-me com uma cliente sorridente e que não tinha sobrancelhas, não tinha qualquer vestígio de pêlo naquela zona mas tinha cabelo e não parecia ser falso. Sim, por momentos pensei que estava perante um caso de cancro, apesar de ainda não ter descartado totalmente a ideia mas sei que há casos deste tipo e que a pessoa não tem essa doença, tem outra. Disse-me que a filha tinha a mesma profissão que eu. Especializada, com dois anos a mais que eu, mestrada, a trabalhar desde sempre em grandes empresas, vive neste momento em Londres com um MBA feito na Suiça. 

 

"Wow. Que orgulho que esta mãe tem na filha. E tu, aqui com esta vidinha profissional medriocre. Por que é que não te mexeste mais?" 

 

Lá tratamos do assunto que levou ao nosso encontro.

 

Na hora das despedidas disse-me que a filha estava a trabalhar na África do Sul agora. "É uma Vida solitária mas ela quis fazer carreira, conseguiu fazer muito nova, os mais velhos conseguiram mais tarde, a área não é fácil". 

Senti angústia, tristeza e saudade na expressão dela, emocionei-me porque vejo pela minha mãe o que é a saudade de um filho, não me contive em perguntar " São as saudades, está muito longe não é?" . Ela respondeu apenas que ela quis assim.

Contei-lhe o meu trajecto profissional até aqui e subitamente diz-me que a filha tem muitos conhecimentos e que me pode ajudar, que se eu quiser que lhe envie o curriculo, que não hesite. Fiquei perplexa, disse-lhe mesmo que agradecia imenso a atenção dela e a disponibilidade, que apesar de não me conhecer de lado nenhum quer ajudar-me relativamente à minha vida profissional.

 

Quis beijinhos em vez da formalidade do aperto de mão para a despedida e cada uma seguiu a sua vida.

 

Eu não tenho uma carreira e um curriculo invejável mas com menos dois anos do que ela, tenho o amor junto a mim, tenho os meus pais, o meu J., e a maior parte da familia perto de mim. Não é o caso dela.

Contudo, nada me impede de não me mexer e ter uma boa carreira, não tem que ser necessariamente uma vida solitária, pois não? Ou tem? Uma boa carreira é possível ser construída sem sair do meu país e sem ter o amor junto de mim?

 

Gostava de acreditar que sim, que é possível.

 

betterwoman.jpg